Como planejar ambientes corporativos confortáveis?

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Estudos mostram que o layout do escritório e outros fatores ambientais afetam o bem-estar, o sucesso financeiro e a produtividade dos funcionários. Por isso, a Planoa discute hoje, neste artigo, como planejar ambientes corporativos confortáveis, uma temática que está sempre em nossa pauta quando estudamos e traçamos a estratégia para os ambientes de nossos projetos de corporate e retail.

Um escritório mal projetado pode levar a “níveis mais altos de estresse, fissuras emocionais entre departamentos, ressentimento corporativo, brigas de funcionários, problemas de saúde mental, ansiedade e até mesmo problemas físicos, como dores nas costas e visão reduzida do olho.

Ao planejar ambientes corporativos utilizamos adequadamente o espaço do escritório, no entanto, pode promover a colaboração, gerar sentimentos de conforto e calma, fornecer aos funcionários seu próprio espaço e promover a produtividade.

Nós desenvolvemos algumas dicas para que você tenha em mente o desafio que está enfrentando quando se decide a traçar tal projeto. Em cada uma dessas etapas, a Planoa pode ser sua parceira.

1. Faça um plano – certifique-se de considerar os requisitos individuais de seus funcionários e da empresa.Você pode querer pesquisar, compartilhar projetos em potencial ou, pelo menos, conversar com seus subordinados diretos para descobrir em que tipo de espaço eles desejam passar o tempo.

2. Livre-se de móveis desconfortáveis – Antes de organizar os móveis, considere se é ou não uma boa ideia mantê-los. Móveis velhos ou mal feitos podem causar problemas de saúde aos funcionários, como dores nas costas, síndrome do túnel do carpo, enxaquecas e cansaço visual. Encontrar cadeiras ergonômicas é um ótimo lugar para começar. Procure cadeiras com variações de apoio de braço; mecanismos giratórios; ajustes de altura, largura e profundidade; suporte lombar; e material acolchoado. Embora atualizar a mobília ou optar por algo mais caro possa prejudicar sua carteira no início, isso irá poupar seus funcionários de dor e custos de saúde no futuro.

3. Priorizar a variedade – Não existe uma solução única para todos, então ao planejar ambientes corporativos você terá que levar em consideração os recursos do espaço, as necessidades de seus funcionários e as especificações sobre sua empresa. No entanto, toda configuração de escritório deve priorizar a variedade.

4. Observe os requisitos tecnológicos. – Antes de começar a afastar inadvertidamente as mesas das tomadas telefônicas que os funcionários precisam acessar, marque um horário para falar com seu departamento de TI ou chefe de engenharia sobre a melhor forma de organizar o espaço para que todos possam obter a tecnologia de que precisam. Considere fatores como a localização das impressoras, armazenamento para tecnologia, proximidade de tomadas, roteadores wi-fi e espaço para projetores e telas.

5. Inclua seus funcionários no processo. – A pesquisa indica que os funcionários experimentam maior satisfação no trabalho quando os gerentes permitem que eles controlem a configuração de seus próprios espaços de trabalho ou escolham onde desejam trabalhar. Isso pode significar deixar sua equipe organizar os móveis como quiserem em seus escritórios ou solicitar o tipo de móveis que desejam; ou pode significar dar a eles várias opções de espaços de trabalho em todo o prédio de escritórios.

6. Crie espaços projetados para colaboração – Incentive seus funcionários a caminharem por diferentes partes do escritório e desfrutar do espaço dedicado à colaboração. Espaços colaborativos podem ser tão simples como computadores instalados em mesas onde várias pessoas podem se reunir, ou tão confortáveis ​​quanto algumas cadeiras macias em um semicírculo ao redor de uma lareira, fonte interna ou exposição de arte. Esses espaços são alternativas excelentes e modernas para apenas reuniões no escritório de alguém.

7. Preste atenção à iluminação – A iluminação pode afetar a produtividade, a saúde, o humor, o bem-estar e a depressão.

8. Crie espaços para pausas – Fazer pausas é importante, e o espaço do escritório pode ajudar a incentivar os funcionários a se ausentarem por alguns minutos quando necessário. Tente designar um espaço livre de trabalho no escritório que não tenha computadores ou apetrechos relacionados ao trabalho.

9. Considere a temperatura do escritório – Embora a temperatura do escritório possa parecer um problema separado do layout do escritório, não é. Por exemplo, o sol brilhando através de uma janela pode tornar uma área muito quente, enquanto uma ventilação de ar condicionado localizada diretamente sobre um cubículo interno pode tornar esse espaço muito frio. Você não será capaz de levar em conta cada um desses problemas, mas alguma consciência da variação de temperatura em todo o escritório pode ajudá-lo a fazer escolhas inteligentes de layout.

10. Deixe alguns espaços abertos – Pode ser tentador colocar o máximo de móveis possível no escritório, mas isso pode ser visualmente opressor e dificultar a navegação pelo escritório. Pense em seu espaço aberto como um espaço em branco em um currículo.

11. Não exagere na decoração – Não há nada pior do que um escritório escuro e sem graça com boa organização, mas sem caráter ou decoração. Embora, ao planejar ambientes corporativos, possa ser tentador escolher a função em vez da forma quando se trata de design de escritório, um pouco de criatividade ajuda muito. Tente incluir algumas plantas de escritório, obras de arte, citações inspiradoras e a marca da empresa. No entanto, tome cuidado para não exagerar.

A decoração do escritório deve fazer com que o espaço pareça mais esteticamente agradável, não sobrecarregando os funcionários e visitantes. Plano de crescimento – Uma consideração crítica ao fazer planos para o layout do seu escritório é o crescimento. Quantos funcionários você planeja adicionar nos próximos 6 a 12 meses, e onde você colocará suas mesas? Como esse tráfego de pedestres adicional afetará os espaços e instalações comuns? As salas de reuniões serão reservadas constantemente? Organize seu espaço com o futuro em mente para que você não tenha que reorganizar e redecorar por necessidade.

Embora a reorganização de escritório ocasional seja saudável e ideal, fazê-la com muita frequência será cara e demorada. Lembre-se: os escritórios do futuro devem atrair, incentivar e reter os talentos que impulsionam a inovação e a execução e, ao mesmo tempo, dar vida à estratégia de cada empresa. É importante que os espaços de trabalho de escritório sejam projetados para facilitar uma conexão espiritual com o trabalho compartilhado com os colegas, criar uma plataforma para aumentar a produtividade e eficiência e encorajar uma experiência humana natural de interação e criação. A planoa, com sua proposta de atuar como client representative, pode lhe ajudar em cada uma das etapas desse processo!

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