Gestão de projetos de arquitetura e construção

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O gerenciamento de projetos (em inglês, project management) em arquitetura e construção é definido pela integração de todas as atividades relacionadas a um projeto, desde a inicialização até a conclusão, por meio de conhecimento, habilidade, experiências e ferramentas aplicadas. A planoa inova no mercado brasileiro, porque percebeu um nicho ainda não atuado no país: o de ser uma empresa boutique, focada na consultoria voltada ao gerenciamento de projetos em arquitetura e construção com a perspectiva de representante do cliente.

Somos a única consultoria em gerenciamento e mentoria

Para implantação de ambientes do mercado corporativo. Utilizamos metodologias eficientes, nosso know how adquirido com anos de experiência e a comprovada excelência em condução de processos para conquistar os resultados planejados pelo cliente superando as expectativas.

E como nossa consultoria em gerenciamento e mentoria ocorre? Para que você possa entender melhor o que estamos fazendo, trazemos para você um depoimento de nosso cliente Bank of China representado pela gestora de RH da empresa, Silvia Yogi. Atendidos pela planoa a Bank of China conseguiu fazer o remodelamento de sua sede para abrigar um processo de downsizing complexo pelo qual a entidade estava passando.

Eu recebi a missão de mudar de espaço do escritório, a gente estava ocupando um prédio todo. Eram onze andares e a gente tinha que migrar para um espaço bem menor. Quando encontramos um lugar, começaram a vir as questões sobre como vai ser o gerenciamento da mudança e da reforma. Todo o gerenciamento disso era bem complexo.

Fiz um “bid”, chamando algumas construtoras e escritórios de arquitetura para discutir o que a gente estava precisando e ver qual deles poderiam atender a nossa demanda e montar o melhor projeto. Comecei a receber material e fiquei sem entender como comparar uma coisa com a outra.

É lógico que, olhando a imagem, olhando o projeto que cada um estava mandando, era muito bacana de ver. Mas e para eu definir qual das empresas estava de acordo não só com as questões visuais, mas para entender qual das empresas estava de acordo com o nosso projeto? A gente também tinha uns pontos com relação às salas de reuniões, precisava ter uma sala específica. Como eu ia garantir que a gente estava de fato atendendo esses resultados técnicos? Isso tudo era, para mim, muito complexo. Eu não tinha esse poder de entender e comparar.

E comecei a buscar o serviço de gerenciamento de projetos. Precisava fazer um “bid” de empresas que ofertassem esse serviço e fui atrás. Mas não consegui entender a linguagem deles, porque, para mim, era realmente muito difícil. Acabei contatando um amigo que trabalha em incorporadora e perguntei se ele não poderia me ajudar. Ele disse: tenho uma empresa que vai te dar esse apoio. Eu tinha pouquíssimo tempo, tinha um “bid” agendado para o dia seguinte com os três escritórios de arquitetura e até a construtora envolvida.

Eu estava ali sem saber que perguntas fazer para essas empresas, como lidar com eles, não sabia nem quais eram minhas dúvidas. Foi quando eu conversei com o Luiz (da planoa), por volta das 18h, e eu expliquei para ele. Acho que a gente ficou uns trinta minutos conversando no telefone e ele clareou tanto a minha mente…

Ele mandou um material por e-mail e eu olhei e vi que já era um material muito mais claro, tranquilo de entender. Eu falei para ele: tenho uma reunião amanhã e o “bid” com as três empresas que vão vir apresentar seus projetos. Ele disse, na hora, que me ajudaria, independente do que a gente fechasse, que eu poderia contar com ele. Me deu muita segurança por ter alguém técnico. Ele pediu para mandar o material das três empresas que ele ia tentar consolidar as informações.

No dia seguinte, a reunião começaria as 10h da manhã e as 9h eu já tinha no meu e-mail o material da planoa. O material era bárbaro, porque mostrava exatamente a diferença de uma proposta para outra. Eu falei para ele chegar mais cedo para conhecer o presidente antes para apresentar o material que ficou muito bom. Quando o Luiz apresentou, acho que era meia dúzia de páginas. O presidente olhou, pediu para ele participar da reunião conosco e o Luiz ficou o dia todo com a gente. Ele fez as perguntas mais importantes para aquelas empresas de todas as reuniões que fizemos.

A atuação da Plano

A com o Bank of China, que iniciou a partir desse episódio, persistiu por todo o projeto de mudança da empresa. Juntos, a planoa e a equipe do Bank of China conseguiram bater as metas da diretoria: alcançaram a mudança para um espaço menor dentro do prazo e sem superar em nada o orçamento previsto.

Uma experiência diferente daquela que o cliente havia experimentado, anos antes, quando se mudara para o edifício que agora buscava desocupar. Mesmo após a entrega do projeto, a Plano A auxiliou o cliente na liberação do edifício antigo e em pensar os passos para mudança, inclusive, na escolha das mobílias que ficariam na nova sede. Um serviço global e holístico que somente quem trabalha com o conceito de cliente rep associado ao de gestão de projetos pode oferecer.

Muito além de vistoria obras ou gerenciamento de entregas, somos parceiros de planejamento e estratégia. Compomos, junto ao cliente, o núcleo de inteligência e gestão do projeto provendo segurança na tomada de decisão e gestão de interesses. 

Alteramos o paradigma da gestão de projetos para os segmentos de corporate e retail, indo muito além do modelo design & build. Lançamos no mercado o conceito de client rep e temos causado mudanças na visão de nossos clientes sobre a gestão estratégica e a mentoria corporativa possíveis para projetos de obras e reformas.