Oito dicas para criar um projeto de arquitetura corporativa

projeto de arquitetura corporativa

Planejar com atenção o projeto de arquitetura corporativa é um pilar importante de qualquer demanda de reforma ou novos espaços relacionados a corporate e retail. A planoa é especializada em oferecer consultoria para que sua empresa desenvolva o projeto com a arquitetura corporativa mais próxima as suas necessidades, da maneira mais estruturada para que as metas sejam atingidas e realizada por fornecedores que juntem as maiores habilidades disponíveis no mercado.

Neste artigo, compartilhamos com você oito aspectos que buscamos quando desenhamos a estratégia para o desenvolvimento dos melhores projetos. Não são os únicos aspectos buscados, uma vez que, o trabalho de client representative vai muito além. É preciso pensar em termos de orçamento, prazo, materiais, logísitica, etc. Porém, acreditamos que os oito pontos elencados abaixo vão deixar mais claro para você o nosso trabalho e os elementos essenciais da arquitetura corporativa.

  1. Preocupar-se com a relação próxima que existe entre as relações pessoais entre os colaboradores, a performance e a inovação. 
  2. Oferecer espaços que proporcionem oportunidade de interação e troca de conhecimento entre os colaboradores para ampliar a performance. Os locais podem ser, por exemplo, desenhados para serem voltados a um modo específico de interação entre os colaboradores: locais de produtividade, locais de inovação, locas de convívio. 
  1. Reconhecer que os espaços corporativos são ferramentas estratégicas de crescimento. Deste modo, percebe-se que o investimento em reforma de espaços corporativos para que seja ofertado uma nova engenharia e lógica no local de trabalho pode ter interação com a eficiência e permanência da equipe no local. 
  1. Procurar oferecer espaços de trabalho que reflitam as tecnologias disponíveis para o século XXI. Seja qual for o campo de trabalho da empresa, existem certamente tecnologias alinhadas ao mundo moderno que devem ser procuradas e utilizadas pela empresa. 
  1. Abrir o escritório a espaços interconectados, divididos de múltiplo propósito, redefinindo as fronteiras entre as empresas e melhorando o desempenho de todos. 
  1. Pensar a arquitetura corporativa como uma ferramenta para melhorar a comunicação interna da empresa. Máquinas de café, espaços de alimentação e descanso podem ser esses pontos de encontro em que se verifique uma interação maior entre os colaboradores de setores que, até esse momento, não tinham ocasião de se encontrar. Espaços desenhados para promover esses encontros ampliam a probabilidade de resultados positivos em equipe serem alcançados. 
  2. Desenvolver espaços alinhados às tendências de sustentabilidade e preservação ambiental. Aproveitar-se dessa tendência mundial é vantajoso para a empresa não apenas em termos de economia de recursos materiais, porém, também na valorização daquilo que é o estilo de vida da maior parte dos colaboradores atualmente, ou seja, a preocupação com algum aspecto da conservação do meio ambiente. A demonstração na arquitetura corporativa de que a empresa se preocupa com aspectos ambientais e sustentáveis é estratégico no sentido que faz com que o colaborador valorize o espaço de trabalho mais e se sinta partícipe daquela equipe. 
  1. Seguir tendências modernas também pode ser de grande ajuda. Ao invés de locais de trabalho pré-determinados, cada vez mais, há uma migração para espaços de trabalho flexíveis que podem ser ocupados por diferentes colaboradores em diferentes projetos. Os escritórios privados estão sendo deixados de lado em benefícios de plantas abertas, de maior convivência entre a equipe, conforme já explicamos. Criar espaços de chegada dos clientes, como lobbies, em que eles podem também sentir-se parte da arquitetura corporativa preferida por aquela empresa é interessante por faz com que esses se integrem ao ambiente e a cultura daquela empresa.  

Essas são apenas algumas dicas de como a arquitetura corporativa está evoluindo e de como pode ser melhor aproveitada para a qualidade de vida dos colaboradores durante as horas de trabalho. Quer saber mais sobre esse tema? Fale conosco.

Veja também essas matérias relacionadas:

https://planoagestao.com.br/arquitetura-corporativa-conheca-10-grandes-projetos-para-inspirar-sua-empresa/

Como fazer uma boa gestão para implantação de ambientes corporativos

Siga-nos nas redes social:

Shape