Especialistas em gestão de projetos em arquitetura e construção

gestão de projetos em arquitetura e construção

Antes de falarmos especificamente sobre a Planoa, consideramos sempre adequado ficar clara a definição do termo GERENCIAMENTO DE PROJETOS, que apesar de já ser uma prática cada vez mais aplicada dentro de empresas que vêm observando que não é possível viver de práticas de gestão intuitivas, no mercado de obras corporativas ainda vemos, muitas vezes, o termo gerenciamento sendo aplicado de forma equivocada. Gestão de projetos em arquitetura e construção, continue lendo para saber tudo sobre o termo.

O projeto nesse caso é o conjunto de TODAS as atividades, internas e externas, individuais e coletivas destinadas a produzir um determinado resultado. Dessa forma o lançamento de uma nova campanha de marketing, a construção de um prédio, o lançamento de um novo smartphone no mercado ou a implantação de um novo escritório, são exemplos de projetos, com características comuns.

E a disciplina GERENCIAMENTO DE PROJETOS de forma bem conceitual e resumida é a aplicação de técnicas e boas práticas organizadas em 5 processos (INICIAÇÃO, PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO, MONITORAMENTO E CONTROLE E O ENCERRAMENTO do projeto), e permeados por 10 áreas de conhecimento.

  • algumas mais técnicas, como: 
    • ESCOPO – definir e controlar o que será incluído ou não no projeto.
    • PRAZO – Definir e controlar a duração das atividades.
    • CUSTO – assegurar que o projeto será concluído dentro do orçamento.
    • RISCO – identificar as incertezas e criar as respostas para mitigação.
  • Outras relacionadas ao relacionamento:
    • STAKEHOLDERS: identificando as partes interessadas, direta ou indiretamente no projeto, e controlando as ações necessárias.
    • RECURSOS: empregando de forma eficaz a equipe do projeto.
    • COMUNICAÇÃO: garantir a geração, coleta, distribuição e recuperação das informações sobre o projeto.
    • AQUISIÇÕES: formatando as estratégias e conduzindo as contratações. 
  • E as comuns a todos: QUALIDADE e INTEGRAÇÃO.

A Gestão de projetos em arquitetura e construção, é a aplicação correta destes processos e áreas de conhecimento. Um projeto bem gerenciado por profissionais experientes e treinados certamente vai atingir os resultados com a máxima eficiência, ao passo que, falhar nesse aspecto certamente trará um processo estressante e com deficiências, muitas vezes irrecuperáveis.

Um projeto pode ter várias métricas para se medir se houve sucesso. Manter-se dentro do custo e cumprir o prazo de entrega são as formas mais tradicionais para as empresas, mas é fundamental que o gestor tenha em mente que outras métricas são tão importantes e que esse tipo de pensamento pode favorecer não apenas o projeto, mas o desempenho de todos que participaram dele.

Por que você precisa de um especialista?

Uma boa gestão de projetos para reformas e implantações de espaços corporativos é essencial para que haja mais eficiência e, consequentemente, sucesso na otimização de resultados. Para isso, você precisa contar com uma metodologia especializada em gerenciamento e administração de projetos, que irá atuar ao seu lado na estruturação e coordenação das equipes e das etapas e concepções, fazendo com que o projeto nasça e saia do papel com total previsibilidade e alinhada às metas da empresa.

Em nossa larga experiência no mercado, sentados de todos os lados da mesa, seja como clientes contratando e operando os processos ou vendendo e entregando serviços verificamos que nem sempre os interesses e a definição de sucesso do projeto são coincidentes entre os players e à visão de sucesso do projeto pelo cliente.

 Cabe ao gestor, administrar e mitigar conflitos e transformá-los em “tensão positiva”, identificando as potencialidades das discussões de forma a tomar as melhores decisões que atendam ao interesse do projeto.

Dessa forma, a experiência nos mostra que é inevitável que o gerenciamento do projeto ocorra no âmbito do cliente, liderando estratégias, ações, entregas, conflitos e decisões.

Como um especialista em gestão de projetos atua?

Atualmente o mais comum é que a gestão de novos projetos seja absorvida por gerentes de facilities que acumulam o gerenciamento de projeto e toda a operação do dia a dia do escritório. Tem sido recorrente, também, que novos projetos sejam administrados por gerentes de Compras, RH, Marketing … Portanto percebemos que seja por falta de tempo para a dedicação que requer um projeto, seja pela falta de expertise técnica para conduzir esse tipo de processo, as corporações têm buscado complementar sua estrutura com equipes que suportem a condução dos seus projetos.

A maturidade da planoa permite que nossa consultoria se posicione, não como mais um fornecedor a ser administrado, mas como o núcleo sênior e de confiança que permite ao gestor dedicar-se às suas atividades do dia a dia sendo constantemente monitorado sobre a evolução das tarefas e entregas e suportado para tomar as melhores decisões.

A planoa, durante todo o ciclo de vida do projeto, de forma resumida:

  • Elabora todo o alinhamento estratégico e planejamento (escopo, prazos, custos e qualidade) do projeto e monitora a conformidade da evolução do processo.
  • Sistematiza todo o plano de trabalho de forma a aumentar a integração e comunicação e fluxo de tarefas e aprovações de toda a equipe interna, consultores e fornecedores contratados e condomínio, de forma a manter todos concentrados nas metas corretas e aumentando a eficiência e produtividade das ações.
  • Elabora as estratégias de contratação, compila os materiais, formata os editais de contratação e estabelece total sinergia com a área de Procurement.
  • Conduz os processos de contratação conjuntamente com Procurement, acompanha as visitas, esclarece as dúvidas técnicas dos fornecedores, equaliza as propostas recebidas e emite matrizes de decisão sobre os processos referentes à aquisições do projeto.
  • Conduz toda a interface com os fornecedores, ordenando suas atividades, de forma a ajustar as prioridades e coordenando as interdependências entre os principais envolvidos e afere permanentemente a conformidade da execução, liberações de faturamento e situações de cada contrato.
  • Fiscaliza as atividades em campo e controla o recebimento dos ambientes com termos de recebimento provisórios e definitivos, após cumpridos os apontamentos de melhoria necessários.
  • Encerra oficialmente o projeto com o caderno final contendo as documentações e informações completas do processo.

Dessa forma, absorvemos toda a demanda operacional que envolve um projeto deixando nossos clientes inteiramente integrados à cada passo do projeto, balizados para tomarem as melhores decisões, mas livres para manterem suas atividades de rotina.

Uma Gestão de projetos em arquitetura e construção eficiente é vital para o sucesso de qualquer empreendimento, afinal, mesmo que haja as melhores ideias e mesmo que elas sejam orquestradas pelos profissionais mais capacitados, estas podem fracassar caso o gerenciamento não seja realizado de maneira minuciosa e articulada. E para que isso não ocorra, é necessário que se implemente uma metodologia de gestão que abarque todos os setores da empresa e que possibilite manutenção e fluidez em todos os níveis operacionais da organização.

Mas não tenho budget para isso, e agora ?

Costumamos refletir que a cultura ainda vigente em algumas empresas é que elas têm sempre a disponibilidade de tempo e recursos para refazer o que não deu certo e nunca os tem para planejar e executar seus processos da maneira correta desde o início.

Ter um PMO ao seu lado significa que você está preocupado em garantir que os recursos do seu projeto:

  1. sejam aplicados em seu escopo de maneira planejada e eficiente;
  2. sejam otimizados por contratações certeiras e bem negociadas;
  3. não serão desperdiçados por aqueles adicionais que surgem fora de hora.

Gestão de projetos em arquitetura e construção não é despesa, mas sim, investimento!

Antes de iniciar qualquer processo de arquitetura na sua empresa, consulte-nos , seja para esclarecer dúvidas ou para a otimização do aproveitamento de espaços.  A partir da demanda apresentada, você contará com um parecer baseado em análises e recomendações certeiras e transparentes, de quem conhece há muito tempo este mercado, sem estar contaminada por qualquer interesse na venda de soluções.

Gostou desse conteúdo? Leia também:

Setor de Facilities: como as mudanças estruturais nas empresas levam ao nascimento do serviço de Cliente Rep

Design & Build ou um formato tradicional? Qual a melhor estratégia para o seu projeto

As principais tendências dos espaços de trabalho pós COVID-19

Shape